top of page

Tratamento para Transtorno de Humor

Depressão

 

Atualmente a depressão está entre os principais problemas de saúde, atingindo um significativo percentual da população mundial em torno de 15 por cento. Entre mulheres este índice pode chegar a 25%, o que demonstra uma maior vulnerabilidade no sexo feminino. No futuro é provável que o transtorno depressivo esteja entre as principais causas da incapacitação de grande parte da população ativa (Kaplan,H.I.; Grebb, J.A.; 1997).

​

Segundo Lima (2004), durante os episódios depressivos há sempre um rebaixamento do humor, diminuição da energia e fadiga, que podem ser acompanhadas de agitação ou retardo psicomotor. Outros sintomas frequentes nos quadros depressivos são: prejuízos na concentração, sono e alimentação; perda de desempenho nas atividades diárias, sentimento de culpa e menos valia e também comprometimento relacionados à família e ao convívio social.

​

Ansiedade

​

Os transtornos de ansiedade se diferenciam do medo ou da ansiedade adaptativos por serem excessivos ou persistirem além dos períodos apropriados ao nível de desenvolvimento.

 

Os Transtornos de ansiedade diferem entre si nos tipos de objetos ou situações que induzem medo, ansiedade ou comportamento de esquiva e ideação cognitiva associada. Para fazer um diagnóstico é necessário fazer um exame detalhado dos tipos de situações que são temidas ou evitadas e dos conteúdos dos pensamentos e crenças associadas.

 

Durante muito tempo se atribuiu à adrenalina o papel de principal neurotransmissor, responsável pela resposta de “luta ou fuga” apresentada pelo organismo diante de situações que oferecem riscos, sejam reais, sejam imaginárias. Hoje se sabe que a adrenalina está presente apenas no sistema nervoso periférico (SNP), ou seja, nos nervos que se localizam fora do cérebro e se comunicam com músculos e órgãos viscerais, como o coração, os pulmões e o sistema digestivo.

 

Transtorno de Pânico

 

O transtorno de pânico se refere ao ataque de pânico, ou seja, um surto abrupto de medo ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem de 4 a mais sintomas físicos e cognitivos descritos no diagnóstico, entre ele taquicardia, sudorese, tremores, asfixia e medo de morrer.

​

Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG)

 

O principal sintoma do transtorno de ansiedade generalizada é a presença quase permanente de preocupação ou tensão, mesmo quando há poucos motivos ou quando não existe um motivo algum para isso. As preocupações parecem passar de um problema para outro, como questões familiares, amorosas, relacionadas ao trabalho, à saúde ou de várias outras origens.

 

Mesmo quando as pessoas com esse transtorno têm consciência de que suas preocupações ou medos são mais fortes do que o necessário, elas ainda têm dificuldade para controlar essas reações.

 

Transtorno Bipolar

​

O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor que se manifestam como episódios depressivos alternando-se com episódios de euforia (também denominados de mania), em diversos graus de intensidade (grave, leve e moderado). Diferentemente dos altos e baixos normais pelos quais passam todas as pessoas, os sintomas do transtorno bipolar causam impacto direto na vida do indivíduo. Eles podem ocasionar danos aos relacionamentos, desempenho insuficiente no trabalho ou na escola e até mesmo suicídio. 

 

Os principais sinais e sintomas incluem: 

 

Energia e atividade aumentadas, inquietação;

Humor excessivamente “elevado”, bom demais, eufórico;

Irritabilidade extrema;

Pensamento acelerado e falar muito e rapidamente, pulando de uma ideia para outra;

​

Os episódios de mania e depressão acompanham tipicamente durante a vida do indivíduo. Entre os episódios muitas pessoas portadoras do transtorno bipolar ficam livres dos sintomas, mas até um terço das pessoas têm alguns sintomas residuais. Uma pequena porcentagem das pessoas apresenta sintomas crônicos e que não remitem apesar do tratamento.

​

​

​

(085) 98850-8285 ou (085) 3257-2344

bottom of page